Escolha uma Página

A 15ª edição do projeto PERSONALIDADES DO MPRJ com o tema “TRIBUNAL DO JÚRI, A VITRINE DO MINISTÉRIO PÚBLICO?”

A edição conta com a presença dos Procuradores de Justiça Ana Maria Gattás Bara, Giuseppe Ítalo Brasilino Vitagliano, José Carlos da Cruz Ribeiro e Telma Musse Diuana. Veja o projeto no site do MPRJ: http://www.mprj.mp.br/conheca-o-mprj/centro-de-memoria e no Youtube.

Apresentação. Neste bloco, Dr. Cláudio Henrique da Cruz Viana, presidente da AMPERJ, elogia os convidados da edição e os projetos desenvolvidos pelo CDM. Aproveita para relembrar o discurso feito pela Dra. Telma em sua cerimônia de posse como Promotor de Justiça.  

Confirahttps://www.youtube.com/watch?v=EqQQdf8XT5s  

Bloco 01: Quem é Telma Musse Diuana? Neste bloco, Dra. Telma conta sobre a migração de seu escritório de advocacia para o MP, detalhando a influência de uma antiga colega de trabalho nesse processo.  

Confirahttps://www.youtube.com/watch?v=F_WCQdFXb7c  

Bloco 02: Caso com maior repercussão – I. Neste bloco, Dra. Telma comenta detalhes sobre o Caso Lou e sua atuação no Tribunal do Júri. O crime cometido por Wanderley Quintão contra os ex-namorados de Maria de Lourdes está entre os casos mais conhecidos da década de 1970 no Brasil. 

Confirahttps://www.youtube.com/watch?v=EqQQdf8XT5s

(Na próxima semana divulgaremos os blocos 03, 04 e 05 do projeto).

Projeto Para Matar a Saudade

Não deixe de conferir a 9ª edição do projeto Para Matar a Saudadeuma homenagem in memorian ao Dr. Leôncio de Aguiar Vasconcellos no site do MPRJ, http://www.mprj.mp.br/conheca-o-mprj/centro-de-memoria/para-matar-a-saudade/9-edicao-leoncio-de-aguiar-vasconcellos, e no Youtube https://bityli.com/CVCRnr 

Dr. Leôncio de Aguiar Vasconcellos nasceu em Tianguá/CE em 1930. Graduou-se pela Faculdade Nacional de Direito em 1957. O ingresso no MP Fluminense ocorreu em 1963 como Promotor de Justiça Substituto. Teve intensa vida pública tanto na instituição como fora dela, tendo exercido também atividades como professor, advogado, escritor e político. No MP do antigo Estado do Rio atuou no Tribunal do Júri na capital, Niterói, e em diversas comarcas do interior, estabelecendo laços profundos com algumas cidades, como Miguel Pereira, que o homenageou nomeando uma de suas vias púbicas. Com grande capacidade de liderança, contribuiu para o fortalecimento institucional em diversas frentes: na organização de importantes congressos fluminenses e nacionais; na AMPERJ, onde foi membro do Conselho Deliberativo (1976-1978), Vice-Presidente (1978-1980) e Presidente (1980-1982), neste último destacando-se como uma das lideranças da Vigília Institucional; e como observador da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) designado pela AMPERJ e pela Procuradoria-Geral de Justiça. Na política elegeu-se Deputado Estadual por dois mandatos (1982-1986 e 1990-1994), exercendo no segundo período, o cargo de Secretário Estadual da pasta de Indústria, Comércio e Tecnologia.

Saudações cordiais,

Equipe do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior. 

Translate »
Skip to content