Escolha uma Página

ORGANOGRAMA:

DIREÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO:

Diretora: Fernanda Pimentel

Telefones: 2629 9633/9634

Atendimento on-line: E-mail: secretaria.esd@id.uff.br

PROTOCOLO:

Telefones: 2629 9631

MANUTENÇÃO E SERVIÇOS GERAIS:

Zelador: Tuquinha

Telefone: 2629 9660

SDB – DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO

Telefone – 2629 9643/ 9644

Atendimento on-line: E-mail: sdb.esd@id.uff.br

DDA – DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO

Chefia: Raquel Nery Cardozo

Telefone – 2629 2466/ 2467

Atendimento on-line: E-mail: dda.esd@id.uff.br

O Departamento de Direito Aplicado – DDA, vinculado à Faculdade de Direito, oferece disciplinas a partir do sétimo período, que proporcionam ao aluno a vivência da prática jurídica e a aplicação dos instrumentos jurídicos no caso concreto e simulado. Por meio dessas disciplinas, o aluno tem a oportunidade de experimentar a prática, o conteúdo aprendido em sala de aula, sempre através da orientação de um professor do Departamento.

DCJ – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JUDICIÁRIAS

Chefia: Bárbara Gomes Lupetti

Telefone: 2629 2511/ 9655

Atendimento on-line: E-mail: dcj.esd@id.uff.br

O DCJ da Universidade Federal Fluminense  foi criado em 2009, na linha fomentada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Poder Judiciário – Nupej, e aprovado pelo Conselho Universitário, com a intenção de assegurar autonomia e infraestrutura especialmente de recursos humanos para o desenvolvimento de projetos específicos de interesse do Programa de Pós-Graduação Profissional e Interdisciplinar em Justiça Administrativa – PPGJA, viabilizando a consolidação do Programa e dos seus inéditos objetivos junto à graduação, seja dos cursos em desenvolvimento, com a oferta de disciplinas optativas, seja com a criação de cursos novos. As atividades do referido Departamento foram iniciadas em 2012 e assim criadas disciplinas voltadas para os cursos de graduação, com conteúdo interdisciplinar, relacionadas a grade curricular do PPGJA, tais como a introdução à justiça administrativa, direito e saúde, e direito à informação, o que assegurou uma integração consistente entre a graduação (não somente do curso de Direito), e o Programa de Pós-Graduação Justiça Administrativa. Além das referidas disciplinas, o DCJ também oferece outras, todas de caráter interdisciplinar, voltadas não apenas aos alunos do curso de Direito, mas também aos mais diversos cursos de graduação da UFF. Os Professores que constituem o DCJ hoje são: Ricardo Perlingeiro, Jean Saadi, Delton Meirelles, Fernanda Duarte, Bárbara Lupetti e Rafael Iorio.O DCJ tem oferecido, regularmente, as disciplinas: introdução à justiça administrativa, direito e saúde, direito à informação, cooperação jurídica internacional, direito concordatário (liberdade religiosa), direito processual infanto juvenil, estudos empíricos em sistemas de justiça, justiça e interdisciplinaridade, temas especiais em direito processual, explorando a execução fiscal na visão dos Tribunais Federais (na modalidade EaD), justiça e memória e temas especiais de direito constitucional.Compartilhando a visão de internacionalização em casa (Internationalisation at Home – IaH), como uma estratégia para oportunizar  aos alunos da graduação da UFF uma formação que incorpore conteúdos internacionais e interculturais sem que haja necessidade de estudos no exterior, o DCJ tem ofertado, desde 2018,  disciplinas que são lecionadas exclusivamente em língua inglesa, a saber “Introduction to civil litigation in the US”; “Law in America”; ” Administrative Law and judicial deference”. As referidas disciplinas também abrigam alunos estrangeiros em mobilidade internacional.

SDP – DEPARTAMENTO DE DIREITO PROCESSUAL

Chefia: Ozéas Corrêa Lopes Filho

Telefone: 2629 9641/ 9642

Atendimento on-line: E-mail: sdp.esd@id.uff.br

O SDP, Departamento de Direito Processual, foi criado a partir do desmembramento do Departamento de Direito Público (SDB) na década de 1980, com a denominação Departamento de Processualística e Prática Forense (SPP). Á época, imaginou-se que as disciplinas processuais e de estágio supervisionado mereciam estar agrupadas em departamento de ensino próprio além do que se criava o CAJUFF, Centro de Assistência Judiciária da UFF a fim de proporcionar estágio curricular para os alunos do Curso de Direito. Embora o CAJUFF fosse ligado diretamente à Direção da Casa, o então SPP era o responsável principal por alocar docentes para atuação e desenvolvimento de todas as atividades ligadas às disciplinas práticas. Tal responsabilidade foi a termo com a criação do Departamento de Direito Aplicado (DDA), na primeira década dos anos 2000. Atualmente, o SDP tem atribuição de oferecer disciplinas teóricas sobre todos os ramos do Direito Processual, bem como participar ativamente das atividades de monitoria, pesquisa e extensão com grupos integrados por docentes e discentes. Seus membros participam ativamente, ainda, dos colegiados não só da Unidade como também possuem marcada presença nos colegiados superiores da Universidade.

SDV – DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO

Telefone: 2629 9639/ 9640

Atendimento on-line: E-mail: sdv.esd@id.uff.br

COORDENAÇÃO DE CURSO

Chefia: Delton Ricardo Soares Meirelles

Atendimento on-line: E-mail:  sgd.esd@id.uff.br

Telefone: 2629 9626/ 9627

BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO

Coordenação das Bibliotecas: Sandra Coelho

Equipe: Bibliotecárias Cristiane Castro, Dayana Lemos, Josiane Braz e o Bibliotecário Dempsey Bragante

Telefone: 3674 7471/ 7472

site: bibliotecas.uff.br/bfd

instagram: instagram.com/bibliotecadireitouff

facebook: facebook.com/bibliotecadireitouff

Atendimento on-line: E-mail: bfd.sdc@id.uff.br

A Biblioteca da Faculdade de Direito está localizada no Casarão da Tiradentes e, em espaço amplo, atende a todos os usuários que buscam um ambiente ideal para os estudos. Possui serviços pensados em atender as necessidades informacionais dos alunos, professores e funcionários. E com apenas um cadastro rápido na Biblioteca o usuário terá acesso também as demais 29 bibliotecas UFF. Apesar estar localizada no campus II da Faculdade de Direito, possui ligação com a Coordenação de Bibliotecas / Superintendência de Documentação (CBI/ SDC). O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 10 às 19h. Durante este período de pandemia o atendimento está sendo somente on-line.

Translate »
Skip to content