Escolha uma Página

Escrito por scs

Após um século de história, a Faculdade de Direito da UFF, uma das unidades mais antigas da Universidade, inaugura nesta quinta-feira, dia 12 de agosto, o primeiro elevador que dá acesso ao Salão Nobre da Faculdade. A instalação da plataforma de acessibilidade foi realizada por meio de captação de emenda parlamentar com autoria do Deputado Federal Alessandro Molon.

Segundo o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a celebração é mais um passo da instituição para a inclusão social e a acessibilidade. “A instalação do elevador do Direito é uma ação estrutural que representa o avanço da UFF na direção de uma Universidade mais justa e igualitária, e também possui um caráter simbólico e prático de uma importante transformação em um prédio tradicional com acesso universal”, ressalta.

A diretora da Faculdade de Direito da UFF, profª. Fernanda Pontes Pimentel, comemora a inauguração e afirma que o impacto da colocação de uma plataforma de acessibilidade transcende a mera instalação de um equipamento. A diretora reafirma que a iniciativa representa para a faculdade mais um passo rumo à inclusão, ao permitir que toda a comunidade possa ter acesso aos seus espaços. “Mais que um ambiente de ensino, o Direito sempre teve uma participação fundamental no campo dos debates políticos e das ações sociais junto ao Município de Niterói e no cenário nacional. Contudo, seu prédio principal, sua sede histórica, perdeu a capacidade de sediar eventos que permitissem o acesso de todas e todos aos seus espaços, posto que o seu Salão Nobre é no segundo andar do prédio sem escadas. Essa dificuldade prejudica o acesso de pessoas com deficiência, com dificuldades de locomoção e idosos. Assim, a inauguração do tão esperado elevador é um marco para que, no tempo próprio e guardadas todas as condições de segurança sanitária, possamos voltar às nossas atividades com acesso amplo e universal”. 

“É fundamental registrarmos nosso agradecimento ao Deputado Alessandro Molon, que nos destinou emenda parlamentar que permitiu a aquisição do elevador, ao prof. Wilson Madeira, que em sua gestão articulou os recursos, aos engenheiros da SAEP que nos atenderam prontamente, à Pró-Reitora Vera Cajazeiras e ao Reitor prof. Antônio Cláudio, que mesmo sob o regime de excepcionalidade da pandemia, nos auxiliaram na concretização deste projeto”, completa a professora.

Para a servidora Raphaela Giffoni Pinto, presidente da Comissão de Acessibilidade – UFF Acessível, trata-se de um avanço muito importante na acessibilidade dentro da Universidade, em especial por ser um prédio antigo tombado pelo patrimônio histórico. “É, de fato, muito gratificante acompanhar essa conscientização da comunidade e da administração em tornar os ambientes mais acessíveis e inclusivos. Vale destacar que a instalação do elevador é uma reivindicação antiga de estudantes, professores e técnicos da Faculdade de Direito, que já conta há vários anos com alunos com deficiência: física (amputação bilateral), cegueira, mobilidade reduzida e surdez. Este é mais um passo nessa trajetória, a de construirmos juntos uma UFF concretamente acessível e inclusiva!”, comemora a presidente. 

O evento de inauguração que acontecerá amanhã, às 15h30, seguirá todos os protocolos de biossegurança da Universidade.

Translate »
Skip to content