Prezados(as),

Convidamos todas/os a participarem na UNESC, na modalidade virtual e síncrona, entre os dias 20 a 23 de setembro de 2021, do III Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade & V Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado que tem como tema: Direitos Humanos, Democracia e Políticas Públicas no contexto da Covid-19, que terá como objetivo principal divulgar e debater a produção teórica e prática sobre os Direitos Humanos, Sociedade e Estado no contexto brasileiro e latino-americano.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Direito – Mestrado da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, com o apoio da CLACSO, de instituições e centros de pesquisa da América Latina e da Europa, de 13 redes, instituições e associações de pesquisa (nacionais e internacionais), de 37 Pós-Graduações em Direito e de outras áreas do conhecimento nacionais, PROCAD/CAPES – Segurança Pública, Programa de Direito Sanitário da Fiocruz – Brasília, OAB/SC e OAB/Criciúma/SC, NEAB/UNESC, Secretaria de diversidades e políticas afirmativas da Unesc, Associação Catarinense de Conselhos Tutelares, Fórum Nacional de Conselhos Tutelares, MPT/SC, Programa Trabalho Seguro – TST, Escola Judicial do TRT12, Escola de Lideranças – UNESC, Curso de Direito/UNESC e Centro Acadêmico de Direito/UNESC.

Nesse ano, o evento conta com mais de 60 conferencistas nacionais e internacionais. São 18 conferencistas internacionais da Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia, México, Portugal, Espanha e Alemanha. Além disso, são mais de 40 conferencistas nacionais que representam todas as regiões do Brasil e mais de 30 programas de Pós-Graduação em Direito e de outras áreas do conhecimento.

Ele conta, ainda, com a participação das redes de pesquisa e da CLACSO nos painéis de conferências e na coordenação dos grupos de trabalho. São 16 painéis, sendo 09 deles propostos e coordenados pelo GT-CLACASO, Rede Egrupe (UNESC, UNISC e FMP/RS), Rede de Pesquisa em Republicanismo, Cidadania e Jurisdição – RECIJUR (UNESC, UCS, UFSC e UNOCHAPECÓ), Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos (UNESC, UNIJUÍ, UNIRITTER, UFMS, PUC-CAMPINAS, UNIT, UNICAP, UFPA e CESUPA), RDPP – Rede de Pesquisa Direito e Políticas Públicas, PROCAD/CAPES – Segurança Pública (UNESC, UNIJUÍ e UFPA), Rede do Comum, Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación em Derechos de la Infancia – REDIdi e Red Cono Sur de Pesquisa em Cuestión Penitenciária.

São 17 eixos temáticos para submissão de trabalhos, coordenados por 50 pesquisadoras/es nacionais e internacionais (da África, América Latina e Europa), redes de pesquisa e GT-CLACSO e mais de 150 membros da comissão científica e de avaliação, pertencentes a mais de 50 programas de Pós-Graduação em Direito e de outras áreas do conhecimento.

O público-alvo é pesquisadoras/es e profissionais da área do Direito e áreas afins; conselheiras/os de políticas públicas; gestoras/es municipais, representantes de movimentos sociais e ONGs e membras/os de fóruns temáticos da sociedade civil.

II circular do PPGD – 2021

A inscrição de trabalhos (completos ou resumos expandidos) ao evento poderá ser feita até 29/08/2021, com o pagamento de taxa de inscrição. As inscrições de ouvintes poderão ser feitas sem custo, sujeita a disponibilidade de vagas.

A programação, as ementas dos eixos temáticos e as regras de submissão de trabalhos pode ser acessada em: https://doity.com.br/iii-seminario-internacional-em-direitos-humanos-e-sociedade

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

E-mail: eventoppgd@unesc.net

Telefone: (48) 3431.4548

Contamos com a sua presença,

Comissão Organizadora do III Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade & V Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado