A Revista Ensaios – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFF comunica a organização da  II Semana Ensaios – Enfoques Sociológicos: temas e práxis científica no Brasil contemporâneo, um evento que traça como objetivo principal a constituição de um espaço de debate aos graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e professores dos cursos de Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Filosofia e áreas afins, considerando especificamente a divulgação de pesquisas recentes desenvolvidas por docentes e colaboradores de nossa instituição acadêmica. Mais do que discutir temas, teorias e metodologias mobilizados, a organização de tal evento visa possibilitar um espaço de estímulo à pesquisa e publicação de trabalhos científicos de nossos discentes. Portanto, num contexto de erosão democrática, marcado por negacionismos e constantes ataques à ciência, Educação e Universidades públicas, afirma-se o necessário compromisso político da Revista Ensaios com a defesa e fortalecimento da ciência e da democracia em nosso país.

Aos discentes dirigimos o convite de participar de nosso evento que será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, com atividades presenciais e online. A II Semana Ensaios contará com Mesas de Debate, com a participação de um docente e um discente discutindo sobre a interface entre temas, teorias e metodologias de pesquisas; Grupos de Trabalho, nos quais eixos temáticos orientam a submissão de trabalhos de discentes, no formato de resumos expandidos, que serão discutidos numa reunião do grupo, com vistas à colaboração mútua e possível publicação num volume específico da revista (dossiê); além dos Minicursos que vão promover discussões temáticas e de orientação para a escrita e pesquisa acadêmica.

As submissões de resumos expandidos já se encontram abertas e irão até o dia 15 de novembro. Mais informações sobre o evento e regras para submissão de trabalhos podem ser acessada em: https://periodicos.uff.br/ensaios/