A Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense perde João José Ribeiro Galindo, um dos seus mais aguerridos embaixadores. Galindo nunca escondeu o orgulho em ser membro da Academia. Durante toda sua vida, ostentou com honra e dignidade o título de Professor.

Desde jovem, o Prof. Galindo destacava-se pela sua insaciável curiosidade e pela paixão pelos livros. O jovem angrense morava em república estudantil com colegas, na capital do antigo Estado do Rio. Recebia mensalmente, do pai, dinheiro para apostar em corrida de cavalos. Em vez de jogar, o estudante utilizava, às escondidas, o dinheiro para comprar livros. Até o dia em que o cavalo preferido do pai…. ganhou a corrida! E o desvio cometido pelo filho foi descoberto. Os livros, a partir de então, passaram a ser comprados pelo orçamento apertado do estudante.

Idealista, o jovem Galindo revelou-se um líder estudantil combativo e articulado. Estudioso apaixonado e fascinado por História, iniciou jovem a sua carreira no magistério. Lecionou a disciplina no Colégio Bittencourt Silva, aonde conheceu a aluna Angela, que veio a se tornar a mulher da sua vida.

Foi Procurador do Estado do Rio de Janeiro, tendo ocupado funções de destaque na política e na administração pública estadual, em diversas ocasiões. Foi Deputado estadual, Diretor do Ensino Médio, Secretário de Educação, Subprocurador Geral do Estado, Diretor do Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro, Secretário de Turismo, Subchefe do Gabinete do Prefeito e do Governador Marcelo Alencar. Mas era, acima de tudo, Professor. Ter ocupado a cátedra do sogro, o já consagrado Professor Geraldo Bezerra de Menezes, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e idealizador da Justiça do Trabalho, nunca intimidou o jovem docente. Lecionou Direito do Trabalho com brilho e maestria. Costumava dizer, envaidecido, que a Faculdade de Direito da UFF era a sua « casa ». Ao longo da sua carreira profissional, se empenhou sempre pelas prerrogativas da carreira acadêmica, priorizando o magistério em suas iniciativas como homem público.

Transpirou Direito, Política e História até o fim dos seus dias.