Oficina UFF Acessível  –   Acessibilidade e Inclusão na UFF: Conceitos Gerais e Práticas Anticapacitistas

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 05/02 a 05/03/2024

DIA DA OFICINA: 14/03 quinta-feira (1 encontro síncrono)

HORÁRIO: 9h às 12h e 14h às 17h (encontro síncrono). Haverá atividades assíncronas, devendo os/as cursistas reservarem 4 horas para realizá-las.

CARGA HORÁRIA: 10 horas

LOCAL/PLATAFORMA: Google Meet

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

● Apresentar dados sobre acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência na UFF.

● Situar o conceito de deficiência à luz dos Direitos Humanos e da Lei Brasileira de Inclusão.

● Apresentar o conceito de barreiras à acessibilidade e estimular a reflexão sobre as barreiras  enumeradas na LBI (urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e informação,  atitudinais e tecnológicas).

● Desenvolver o conceito de acessibilidade em conexão com o de (anti) capacitismo.

● Apresentar casos concretos para reflexão sobre (anti) capacitismo no ensino superior.

● Estimular reflexões sobre práticas anticapacitistas possíveis no ambiente acadêmico.

MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE DA UFF

INSCRIÇÕES NO LINK DE ACESSO