Nos dias 22/08/2024 e 23/08/2024 o Studium Iuris (Grupo de estudos, pesquisa e extensão em História da Cultura Jurídica da Universidade Federal de Minas Gerais) promoverá o seu XX ENCONTROS DE HISTÓRIA DO DIREITO: HISTÓRIA DA QUESTÃO PENITENCIÁRIA. Na edição deste ano, haverá a ilustre participação do professor catedrático de História do Direito da École Normale Supérieure de Paris, Jean-Louis Halpérin.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no link: https://drive.google.com/file/d/1_GW8OuAIYUXgO_eZDUjOn8-MWJoyi6c2/view?usp=drivesdk
No dia 22/08, alunos de graduação e pós-graduação apresentarão pesquisas no âmbito da história da questão penitenciária e da história do direito penal e do processo penal, com moderação da professora Mariana de Moraes Silveira. As apresentações e os debates serão realizados em inglês.
No período da tarde do dia 22/08, serão apresentadas conferências dos professores:
– Alan Wruck: Pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Residência pós-doutoral como bolsista da FAPERJ no programa Pós-doutorado Nota 10 e do CNPq pelo programa Pós-Doutorado Júnior (2017-2018). Professor visitante na Université Rennes 2 – Faculté de droit et de science politique, França (2023).
– Camila Similhana: Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professora visitante do Instituto Federal de Minas Gerais. Curadora do “Projeto Novos Pesquisadores” do Memorial Minas Gerais Vale. Residência pós-doutoral no PROMESTRE/Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
No dia 23/08, serão apresentadas conferências dos professores:
– Ricardo Sontag: Professor de História do Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Studium Iuris (CNPq/UFMG). Professor visitante na Università degli Studi di Milano (2017)
– Jean-Louis Halpérin: Professor catedrático de História do Direito da École Normale Supérieure, França. Doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa. Prêmio Bartolo de Sassoferrato (2023) pelo livro L’Histoire des droits en Europe depuis 1750.
A conferência especial de encerramento do prof. Halpérin será debatida pelos professores:
– Felipe Martins Pinto: Professor de Direito Processual Penal da UFMG. Advogado criminalista. Presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). Presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil (FENIA)
– Camila Similhana. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Professora visitante do Instituto Federal de Minas Gerais. Curadora do “Projeto Novos Pesquisadores” do Memorial Minas Gerais Vale. Residência pós-doutoral no PROMESTRE/Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
A conferência especial de encerramento e o debate serão realizados em inglês.
Não serão necessárias inscrições prévias.
Serão emitidos certificados com 10h de ACG de participação.
